quinta-feira, 26 de abril de 2007

D.M. e produção escrita


Na Revista Inclusão- Educação Especial de dez/2006, encontramos um artigo muito interessante, onde as autoras: Rita Figueiredo e Adriana Gomes, falam a respeito da produção textual dos alunos com deficiência mental e que apesar de alguns professores do ensino regular acharem que não estão preparados para trabalhar com essas crianças, em sala comum, estudos recentes vêm provando que crianças com deficiência mental passam pelos mesmos processos de construção do conhecimento que os alunos ditos normais, no que se refere a leitura e a escrita. è claro, que o ritmo de aprendizagem apresentado por elas é muito mais longo.

As crianças com deficiência mental passam por etapas semelhante àquelas descritas por Emilia Ferreiro e Teberosky, tais quais : pré-silábicas, silábicas, silábica-alfabética e alfabética, mas que para isso acontecer é preciso que vivenciem esse processo com diferentes formas de exploração de materiais, e atividades variadas que despertem o interesse das mesmas, porque também tem que ser levado em consideração as dificuldades motoras e psicomotoras desses alunos.

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