terça-feira, 24 de abril de 2007

Opinião sobre a aprendizagem dos ANEE's

Alunos portadores de necessidades educacionais especiais poderão aprender muitas coisas na escola se forem devidamente estimuladas, observando-se a temporalidade do processo de construção de conhecimento de cada uma. Isso tudo será possível em um ambiente impregnado de afeto e respeito. Pois, antes de tudo, o professor precisar estar ciente que de que trabalhará com um ser humano dotado de mecanismos perceptivos que podem funcionar iguais aos nossos ou de forma diferente, mais igualmente eficiente dentro de suas possibilidades, exigindo para o trabalho as devidas adaptações pedagógicas essenciais ao longo do processo de construção das aprendizagens. Lembrando que os objetivos do trabalho deverão estar ligados as reais necessidades de cada uma e adequado as potencialidades da criança, e, como nesse processo, é bom lembrar, o jeito de caminhar será sempre diferente de indivíduo para indivíduo portador ou não de necessidades educacionais especiais.
Estivemos nos questionando quanto a necessidade ou não de uma maior caracterização dos comprometimentos trazido as pessoas que têm "deficiência" mental, particularmente não gostamos dessa terminologia. Várias opiniões e muitas trocas de idéias no grupo e com alguns professores que trabalham com a educação especial, partidários a inclusão dos PNEE's (portadores de necessidades educacionais especiais). Bem, com intenção de clarear mais para os colegas que desconhecem o assunto em questão Deficiência Mental - DM - decidimos colocar em linhas gerais os comprometimentos dessa limitação.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMT) a gravidade da deficiência seria:
# Profundo: São pessoas com uma incapacidade total de autonomia. Os que têm um coeficiente intelectual inferior a 10, inclusive aquelas que vivem num nível vegetativo.
# Agudo Grave: Fundamentalmente necessitam que se trabalhe para instaurar alguns hábitos de autonomia, já que há probabilidade de adquiri-los. Sua capacidade de comunicação é muito primária. Podem aprender de uma forma linear, são crianças que necessitam revisões constantes.
# Moderado: O máximo que podem alcançar é o ponto de assumir um nível pré-operativo. São pessoas que podem ser capazes de adquirir hábitos de autonomia e, inclusive, podem realizar certas atitudes bem elaboradas. Quando adultos podem freqüentar lugares ocupacionais, mesmo que sempre estejam necessitando de supervisão.
# Leve: São casos perfeitamente educáveis. Podem chegar a realizar tarefas mais complexas com supervisão. São os casos mais favoráveis.

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