segunda-feira, 23 de abril de 2007

Iniciando as postagens do grupo de Erechim



A questão da inclusão é um assunto polêmico, pois bate num estado de desacomodação de uma situação que se encontra instalada, que é a permanência da educação especial nos moldes tradicionais ou uma reestruturação levando a repensar a inclusão destes alunos junto às classes ditas "normais" da escola. Tudo isso passa por uma situação de formação e informação para os professores que deverão se preparar de modo a conhecer pelo menos o básico sobre a forma de vida dos alunos chamados "deficientes" para poderem trabalhar pedagogicamente de forma mais correta.
Na região da 15ª Região Escolar, da qual Erechim faz parte, as mudanças estão acontecendo de forma gradativa, as classes especiais estão sendo substituídas pelas salas de recursos, ficando reduzidas a uma classe especial no máximo por município.

Podemos destacar como exemplo de trabalho em inclusão, a EEEF. Lourdes Galleazzi, cuja caminhada data de vários anos, onde atua no suporte e/ou apoio de algumas escolas que têm alunos inclusos, sendo que essas últimas não contam com sala de recursos .Embora saibamos que algumas iniciativas já estão a caminho, muitas dúvidas persistem em relação a este processo inclusivo. Principalmente referentes a portadores de deficiência mental e quanto às tecnologias para essa demanda. Algumas das nossas indagações são:


# O que é Deficiência Mental? Quais seus comprometimentos?

# O que são tecnologias assistivas?
# Quais o tipos de tecnologias assistivas?
# Como acontece a inclusão do portador de deficiência mental na escola ?
# Quem são os responsáveis pela concretização da inclusão desses portadores?
# Quais os recursos tecnológicos disponíveis para essa necessidade?

Essas são apenas algumas indagações que temos. No decorrer das interações, com certeza, novos questionamentos surgirão.

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