terça-feira, 24 de abril de 2007


O conceito de deficiência mental se delimita em três aspectos do sujeito: as condições de sua estrutura orgânica, sua constituição subjetiva e suas estruturas mentais para o conhecimento. Se uma criança tem dificuldade de aprendizagem, é necessário estar atento a essas condições, pois é sobre essa base que vai se edificar sua possibilidade de aprender.
A deficiência mental é um quadro psicopatológico que diz respeito, especificamente, às funções cognitivas. O que caracteriza a deficiência mental são as defasagens e alterações nas estruturas mentais para o conhecimento.
Segundo a American Association of Mental Retardation (AAMR), “deficiência mental é a incapacidade caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo expresso em habilidades conceituais, sociais e práticas.”
Na definição proposta pela AAMR, o “funcionamento intelectual” (a inteligência) é entendido como “uma habilidade mental genérica. Inclui raciocínio, planejamento, solução de problemas, pensamento abstrato, compreensão de idéias complexas, aprendizagem rápida e aprendizagem através da experiência”. O parâmetro utilizado para circunscrever o funcionamento intelectual é o QI (Quociente de Inteligência). Segundo a AAMR, o teto do QI para o diagnóstico de retardo mental é de 70, podendo ser estendido até 75, com julgamento clínico.
Embora esse teste seja bastante aceito e apontado como o mais adequado ao diagnóstico de deficiência mental, não se deve confundir processo de cognição ou inteligência com o QI.: o primeiro se refere à função cognitiva propriamente dita, ou seja, à forma graças à qual o sujeito produz conteúdos, os quais podem ser avaliados através de testes de QI, e o QI é um produto dessa função., é um resultado avaliado em função de conteúdos produzidos pelo indivíduo num dado momento. Esses dados são apenas para nos situarmos em relação a esse tipo de deficiência que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 10% da população de países em desenvolvimento, são portadores de algum tipo de deficiência, sendo que metade destes, são portadores de deficiência mental.

Nenhum comentário: