sábado, 5 de maio de 2007

Uso de softwares



Depois de muitas leituras, buscas e reflexões a respeito das tecnologias que possam ser usadas no trabalho com deficientes mentais, descobrimos que a maioria dos softwares utilizados por pessoas portadoras de deficiência mental, de Síndrome de Down ou autistas são softwares abertos. Poucos são os softwares voltados especificamente para estes PNEEs.
Encontramos diversos projetos com o ambiente LOGO onde estimula-se, também, o desenvolvimento lógico-matemática e a abstração.
Dentre os objetivos deste trabalho, pode-se citar:
a) aprofundar o estudo sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo do deficiente mental, com diferentes síndromes, em um ambiente de aprendizagem computacional;
b) analisar os efeitos e indicadores da experiência no contexto escolar, social e familiar.
Percebe-se, também, maior autonomia e independência quanto à programação em Logo; maior persistência na realização de projetos, principalmente nos sujeitos com Síndrome de Down e no sujeito com traços autistas; mudanças positivas nas avaliações das noções de relações espaciais, seguindo-se as noções de relações lógico-matemáticas.
Por outro lado, nota-se regressões maiores na conservação, principalmente, conservação de comprimento.
Constatamos que são poucas as opções de softwares para uso de portadores de deficiência mental, uma vez que qualquer software que estimule a percepção auditiva, o desenvolvimento psicomotor, os sentidos em geral, podem ser utilizados para o desenvolvimento de novas habilidades e competências, observando a temporalidade do processo de cada indivíduo.

Um comentário:

erechim disse...

Na oportunidade que estamos tendo de conhecer as tecnologias assistivas verificamos o quanto ainda pode evoluir o conhecimento nessa área, haja visto que principalmente em termos de softwares ainda são poucos os desenvolvidos para portadores de necessidades especiais, especialmente para a deficiência mental.